Um projeto de lei que já vinha causando um certo burburinho desde o ano passado, agora começou a assombrar de vez a sociedade cibernética. o SOPA (Stop Online Piracy Act) é um projeto de lei que visa bloquear qualquer site que use imagens, músicas ou qualquer coisa que tenha direitos de imagem ou autoral.
O problema é que praticamente 99,9% dos sites de download infligem direitos autorais alheios sem falar que vira e mexe alguém usa a logomarca ou o nome de alguma coisa nos comentários alheios. Resumindo: você não vai mais poder baixar seus filmes e seriados e também não poderá falar sobre aquele artista teen que você tanto odeia.
Mas a questão é bem mais a fundo. Acontece que a internet foi um meio de comunicação menosprezado e subestimado no inicio da sua criação, ninguém no final dos anos 80 iria imaginar que a internet seria tudo isso que é hoje, querendo ou não ela virou uma terra sem lei e tudo e todos que usam a internet se adequaram a esse padrão.
Outra coisa que eu acho um absurdo é o fato de uma lei americana interferir no mundo todo, não é porque eles são a maior potencia mundial, e que ultimamente isso algo questionável, que uma lei deles podem afetar o mundo inteiro. Isso é outro ponto que deixaram de pensar lá no inicio da internet.
Por isso hoje, um projeto lei de que visa parar com a pirataria na internet causa tanto rebuliço. Porém, se essa lei fosse estabelecida lá no início dos anos 90 ninguém iria questioná-la.
E quem sai perdendo nessa história não são apenas nós que usamos a internet para escutar músicas e assitir vídeos, mas as empresas também, pois quando alguém fala que prefere cerveja A ou que só come na lanchonete B está fazendo propaganda e uma propaganda gratuita. Aliás vários artista ficaram famosos pela internet, o que seria do Restart sem os "odiadores" (se é que essa palavra existe, e se não existe acabei de inventar!), ou até mesmo das múltiplas versões internacionais da música "Ai se eu te pego" do Michel Teló (que todo mundo sabe que essa música não é dele).
As empresas que são a favor do SOPA são empresas que produzem CD's e DVD's, empresas farmacêuticas e Estudios de produção cinematográfica que em geral não conseguiram se adequar com os padrões da internet.
Mas pensa um pouco, CD e DVD são duas mídias praticamente obsoletas, empresas farmacêuticas sofrem plágio, e que na minha opinião isso é realmente uma merda. E o que paga as contas dos estúdios de filmes são o cinema e a TV, assim como as bandas também ganham muito mais dinheiro fazendo shows do que com a venda de CD's.
E é isso aí moçada, se o SOPA for aprovada vamos viver praticamente o período de ditadura, que muito mané quer por aí só pra ter do que reclamar da vida. Mas sinceramente acho que essa lei não vai colar porque o numero de empresas que vai perde dinheiro é maior que o numero de empresas que vai ganhar e como os EUA é a imagem e semelhança do capitalismo acho que o dinheiro vai prevalecer, assim espero...
Rafael Shiroma
0 comentários:
Postar um comentário