sábado, 28 de janeiro de 2012

Agroboy Rockeiro?!



O texto que eu escrevi e que eu mais gosto é o "Perfil de um Modinha", foi o primeiro texto que eu escrevi pra um blog e também o primeiro e único até agora em que eu faço uma crítica sobre um elemento da sociedade que no caso foram os "agroboys". Esse texto acabou tendo alguns problemas, se é que posso dizer assim, acabei brigando com uma pessoa que achei que era minha amiga, por um lado foi bom porque eu pude perceber realmente quem era essa pessoa. Enfim, agroboys em geral são caras que usam calça apertada,  são gordos e por isso usam camisas apertadas pra pagar uma de "bombado" e gostam de sertanejo universitário. 

Uma coisa que eu nunca poderia imaginar, era escutar um cantor agroboy tocando rock, mas essa pessoa existe e ele se chama Landau. Pra quem não sabe Landau é irmão do Rogério Flausino, vocalista do Jota Quest, e ele não é nenhuma novidade. 

Na verdade eu escutei o Landau pela primeira vez em 2005 no Faustão a música que  ele tocou foi "Vai cuidar do teu serviço", quando você escuta essa música pela primeira vez você simplesmente da risada, mas depois você que ela é simplesmente ridícula. 

Se for considerar que o ano era 2005, ou seja, não tinha Luan Santana, nem Michel Teló e tão pouco Victor e Léo fazendo sucesso, pode-se dizer que o Landau foi um dos primeiros e poucos agroboys que gostava de rock, meio chulo, mas é rock. Uma coisa curiosa é que ele tem uma música chamada "Agroboy" que é uma mistura de rock country com batidas de hip hop, se você comparar essa música com aquele comercial da Nissan você vai que eles falam de dois tipos de agroboys totalmente diferente.

Rafael Shiroma...





domingo, 22 de janeiro de 2012

This is Pinheirinho!!


Pinheirinho, uma região de 1 milhão de metros quadrados, segundo a prefeitura 1,5 mil pessoas moram lá, segundo os moradores 9,6 mil pessoas moram lá. A foto acima mostra o quanto esse lugar é importante para os moradores a ponto deles improvisarem armas e escudos como se fossem um "batalhão de choque".

Pinheirinho é um bom exemplo de que os brasileiros só lutam por aquilo que de interesse extremamente pessoal, o que está em jogo lá são suas casas. Enquanto os famosos "revolucionários de sofá" compartilham e curtem fotos como essa do post no facebook, juntamente com frases de apoio aos moradores. Eles pegaram armas e escudos e resolveram enfrentar a polícia.

Muitos que leem sobre o assunto pensam: "Por que os brasileiros não fazem o mesmo em relação à corrupção no Brasil?" Simples. Por mais que o brasileiro vê nos noticiários que milhões e milhões são desviados dos cofres públicos e que esse dinheiro vem dos impostos que ele paga. Quando ele abre a conta bancaria dele, Vê que tudo ainda está do mesmo jeito.  Ou seja, pra ele é coisa que "só acontece em Brasília" e ele não tem nada a ver com isso.

Bom exemplo disso é o Impeachment do Collor, o seu plano para acabar com a inflação no Brasil, foi bloquear por 18 meses poupanças e contas correntes que excedessem 50 mil cruzeiros (o equivalente a 7 mil reais). À longo prazo o Plano deu errado, o desemprego aumentou e escândalos começaram a aparecer. Somando tudo isso mais o fato das contas e poupanças estarem bloqueadas, isso gerou revolta e um impeachment aconteceu pela primeira vez no Brasil.

Falar que o brasileiro é passivo em relação aos escândalos políticos pode ser, mas a questão é que a maioria ainda não relacionou dinheiro público como algo pessoal e que esse dinheiro deve ser revertido em melhorias da qualidade de vida da população. Ainda estamos com a mentalidade de que o imposto deve ser pago por obrigação, nada mais nada menos e o que o poder público faz com ele não é problema nosso, e está tudo bem os políticos desviarem verba pública, desde que eles não nos desocupem de onde moramos...


Rafael Shiroma

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Sopa de jiló...



Um projeto de lei que já vinha causando um certo burburinho desde o ano passado, agora começou a assombrar de vez a sociedade cibernética. o SOPA (Stop Online Piracy Act) é um projeto de lei que visa bloquear qualquer site que use imagens, músicas ou qualquer coisa que tenha direitos de imagem ou autoral.

O problema é que praticamente 99,9% dos sites de download infligem direitos autorais alheios sem falar que vira e mexe alguém usa a logomarca ou o nome de alguma coisa nos comentários alheios. Resumindo: você não vai mais poder baixar seus filmes e seriados e também não poderá falar sobre aquele artista teen que você tanto odeia.

Mas a questão é bem mais a fundo. Acontece que a internet foi um meio de comunicação menosprezado e subestimado no inicio da sua criação, ninguém no final dos anos 80 iria imaginar que a internet seria tudo isso que é hoje, querendo ou não ela virou uma terra sem lei e tudo e todos que usam a internet se adequaram a esse padrão.

Outra coisa que eu acho um absurdo é o fato de  uma lei americana interferir no mundo todo, não é porque eles são a maior potencia mundial, e que ultimamente isso algo questionável, que uma lei deles podem afetar o mundo inteiro. Isso é outro ponto que deixaram de pensar lá no inicio da internet.

Por isso hoje, um projeto lei de que visa parar com a pirataria na internet causa tanto rebuliço. Porém, se essa lei fosse estabelecida lá no início dos anos 90 ninguém iria questioná-la.

E quem sai perdendo nessa história não são apenas nós que usamos a internet para escutar músicas e assitir vídeos, mas as empresas também, pois quando alguém fala que prefere cerveja A ou que só come na lanchonete B está fazendo propaganda e uma propaganda gratuita. Aliás vários artista ficaram famosos pela internet, o que seria do Restart sem os "odiadores" (se é que essa palavra existe, e se não existe acabei de inventar!), ou até mesmo das múltiplas versões internacionais da música "Ai se eu te pego" do Michel Teló (que todo mundo sabe que essa música não é dele).

As empresas que são a favor do SOPA são empresas que produzem CD's e DVD's, empresas farmacêuticas e Estudios de produção cinematográfica que em geral não conseguiram se adequar com os padrões da internet. 

Mas pensa um pouco, CD e DVD são duas mídias praticamente obsoletas, empresas farmacêuticas sofrem plágio, e que na minha opinião isso é realmente uma merda. E o que paga as contas dos estúdios de filmes são o cinema e a TV, assim como as bandas também ganham muito mais dinheiro fazendo shows do que com a venda de CD's.

E é isso aí moçada, se o SOPA for aprovada vamos viver praticamente o período de ditadura, que muito mané quer  por aí só pra ter do que reclamar da vida. Mas sinceramente acho que essa lei não vai colar porque o numero de empresas que vai perde dinheiro é maior que o numero de empresas que vai ganhar e como os EUA é a imagem e semelhança do capitalismo acho que o dinheiro vai prevalecer, assim espero...


Rafael Shiroma

2012! Dizem que o mundo vai acabar...



Guess who's back?! Ano Novo, vida nova, último ano de faculdade (assim espero) e dizem que 2012 o mundo irá acabar...


Cara! Me admira muito uma civilização cristã ficar acreditando em uma profecia Maia, e além do mais, ao contrário da gente, os Maias não eram uma civilização apocalíptica. Eu me lembro da primeira vez que vi essa notícia sobre 2012, isso faz uns 4 anos mais ou menos. A notícia falava que os Maias fizeram uma previsão e que algo grandioso irá acontecer e que mudará a Terra.


Ok, falaram que algo iria mudar a Terra, mas falaram em fim do mundo?! Creio que não. Mas na moral, ultimamente andei pensando sobre isso e percebi que se o mundo acabar mesmo, eu to nem aí! Como diz a música do teatro Mágico: Esse mundo não vale o mundo. Sim! Você entendeu muito jovem gazebo.


A humanidade ta uma bosta! Corrupção, fome, crise, sertanejo universitário... Ficar pensando que o mundo não pode acabar porque eu ainda não fiz uma pá de coisas que ainda gostaria fazer, é um pensamento mesquinho demais...


Rafael Shiroma